O objetivo do programa da Universidade Amiga do Idoso é possibilitar aos idosos integração e aprendizagem multidisciplinar. O projeto foi aprovado pela Próreitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia.  Os alunos da Universidade Amiga do Idoso são vinculados a este programa, no entanto não recebem número UFU e terão direito apenas ao certificado de participação emitido via sistema SIEX-UFU quando completarem 75% de atividades do curso que tem uma carga horária obrigatória de 360 horas, além de um eixo optativo.

A UNAI-UFU está estruturada em vários cursos promovidos por professores da UFU como Ciência da computação, Sistema de Informação, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Biologia, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Escola Técnica de Saúde, Dança, Teatro e vários outros. A organização da UNAI-UFU visa a tríplice Ensino, Pesquisa e Extensão. Estamos atuantes desde o ano de 2016 e atualmente contamos com a formação da terceira turma da Universidade Amiga do Idoso, que vem baseada na nova concepção da Organização Mundial de Saúde para as cidades Amigáveis aos Idosos. Já é realidade hoje as Universidades Amigas dos Idosos no exterior onde se teve o primeiro encontro das Universidades Amigas dos Idosos conhecidas internacionalmente como AFU (Age Friendly University). O grupo no exterior conta com 21 instituições na Europa. Nos dias 13 e 14 de março de 2018 foi sediado o primeiro encontro das Age Friendly University na Irlanda.

A UNAI – UFU vem construindo a sua atuação na área do envelhecimento humano na cidade de Uberlândia MG, porém, ainda há muito que ser melhorado e oferecido aos idosos como também trabalhos devem ser desenvolvidos para demostrar nossa produção de conhecimento e inovações na área de envelhecimento a fim de proporcionar um envelhecimento ativo e saudável.